Inicio

NASA encontra evidências de que Marte pode ter abrigado vida

Por History Channel Brasil em 08 de Junho de 2018 às 16:12 HS
NASA encontra evidências de que Marte pode ter abrigado vida -0

O robô Curiosity, da NASA, encontrou evidências em Marte que sugerem que o planeta pode ter abrigado vida no passado. Apesar de não indicar a existência de vida propriamente dita, a descoberta de moléculas orgânicas em rochas representa um bom sinal para futuras missões exploratórias por lá.

Vídeo relacionado:

Além das moléculas orgânicas presentes em rochas sedimentares de três bilhões de anos, também foram encontradas variações dos níveis de gás metano na atmosfera do Planeta Vermelho. Moléculas orgânicas contêm carbono e hidrogênio. Além disso, também podem incluir oxigênio, nitrogênio e outros elementos. Essas moléculas podem ser criadas em processos não-biológicos e não são necessariamente indicativos de vida.

"Com essas novas descobertas, Marte está nos dizendo para prosseguir a busca por evidência de vida", disse Thomas Zurbuchen, da NASA. "Estou confiante que nossas missões irão revelar novos achados de tirar o fôlego no Planeta Vermelho", completou.

Apesar de a superfície de Marte ser inabitável hoje em dia, há evidências claras que em um passado distantes o clima no planeta permitia a existência de água líquida, elemento essencial para a vida. Dados coletados pelo robô Curiosity revelam que um lago que existiu há bilhões de anos em uma cratera continha todos os elementos necessários para abrigar vida. 


Fonte: NASA

Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS