Inicio

NASA lança telescópio para procurar planetas habitáveis

Por History Channel Brasil em 27 de Abril de 2018 às 15:16 HS
NASA lança telescópio para procurar planetas habitáveis-0

A NASA recentemente lançou um satélite chamado Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) . A bordo dele, cujo custo de fabricação foi de 337 milhões de dólares, viaja um telescópio com tecnologia de ponta, desenvolvido para escanear mais de 200 mil estrelas fora do Sistema Solar. O objetivo é analisar os planetas de suas órbitas e determinar se eles reúnem as condições necessárias para serem habitados. 

Vídeo relacionado:

Os responsáveis pelo projeto acreditam que o TESS poderá identificar mais de 20 mil exoplanetas, aproximadamente 50 do tamanho da Terra e alguns outros ainda maiores. “Podemos, inclusive, encontrar planetas ao redor de estrelas que podem ser vistas a olhos nus”, explicou Elisa Quintana, cientista do TESS. “Poderemos sair para caminhar, apontar para uma estrela e saber que ela tem um planeta”, disse.

O telescópio abrangerá, com suas quatro câmeras, um território 350 vezes mais amplo que o que o da missão Kepler, seu antecessor, também da NASA, responsável pela descoberta de 2.300 novos exoplanetas. 

Fonte: NASA

Imagem: NASA/Reprodução