Inicio

NASA quer utilizar armas nucleares para desviar asteroides

Por History Channel Brasil em 13 de Março de 2018 às 14:14 HS
NASA quer utilizar armas nucleares para desviar asteroides-0

Cientistas da NASA projetaram uma nave espacial com armas nucleares suficientes para desviar um asteroide de cerca de 500 metros e que está atualmente ao redor do Sol. Há chances remotas de a rocha - chamada de Bennu - colidir com a Terra nas próximas centenas de anos. 

Vídeo relacionado:

A nave espacial desenhada pela NASA é denominada HAMMER - sigla em inglês para Missão de Mitigação de Asteroides de Hipervelocidade para Respostas Emergenciais. Ela foi projetada para desviar pequenos asteroides com seu próprio peso. Objetos maiores, no entanto, necessitariam da ativação de uma arma nuclear acoplada à nave. 

A HAMMER é só um projeto ainda não desenvolvido, tendo em mente o desvio de Bennu, mas que pode ser utilizada para asteroides de qualquer tamanho. Ela está incluída nos esforços de proteção planetária da NASA. 

"Pessoas inteligentes estão levando essa questão muito a sério e pensando com muito cuidado sobre o que deve ser feito", avalia Richard Binzel, especialista em impactos do MIT, e não envolvido no estudo. Para ele, ainda não necessitamos de um plano de desvio de asteroides. 

Fonte: Newsweek

Imagem: NASA's Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab