Inicio

Nova casa? Pesquisadores dizem que novo exoplaneta poderia ser habitado por nós

Por History Channel Brasil em 15 de Julho de 2015 às 02:04 HS
Nova casa? Pesquisadores dizem que novo exoplaneta poderia ser habitado por nós-0

Um grupo de cientistas liderado pelo astrônomo Robert A. Wittenmeyer, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, anunciou a descoberta de um novo exoplaneta, o qual, dadas suas características, seria o mais apropriado, entres todos os conhecidos até hoje, para ser habitado por seres humanos. Trata-se do Gliese 832c, planeta que orbita em torno da estrela anã vermelha Gliese 832. Os cientistas o descreveram como uma Superterra, uma espécie de planeta gêmeo da Terra, porém fora do Sistema Solar.

Caso se materialize a possibilidade de o Gliese 832 c se transformar, no futuro, em um planeta substituto, a viagem dos seres humanos seria um desafio a ser vencido, já que o planeta está localizado a 16 anos-luz da Terra - um ano-luz equivale a 9,5 trilhões km e Marte, por exemplo, está a 225,3 milhões de km de nós.

O Gliese 832c tem uma órbita de 36 dias e uma massa pelo menos cinco vezes maior que a da Terra. Seu clima pode ser muito similar ao do nosso planeta, já que recebe de sua estrela aproximadamente a mesma energia que a Terra recebe do Sol.

Especialistas da Universidade de Porto Rico, em Arecibo, responsáveis por estabelecer a relação de exoplanetas habitáveis, questionam-se agora sobre a atmosfera e sua composição global, que podem ser muito diferentes da Terra.

Fonte: La Capital

Crédito: Bruce Rolff/Shutterstock.com