Inicio

Nova técnica revela a verdadeira história oculta nos sarcófagos do Antigo Egito

Por History Channel Brasil em 18 de Janeiro de 2018 às 11:42 HS
Nova técnica revela a verdadeira história oculta nos sarcófagos do Antigo Egito -0

Um grupo de pesquisadores da University College London, no Reino Unido, desenvolveu recentemente uma nova técnica que promete revelar a história oculta do Império Egípcio. Os cientistas descobriram, graças a um método inovador de digitalização, que os papiros, com os quais os sarcófagos das múmias do Antigo Egito eram manufaturados, foram utilizados previamente para registrar tarefas cotidianas, como declarações de imposto ou lista de compras.

Vídeo relacionado:

Adam Gibson, responsável pelo projeto, explica que esses papéis “constituem uma das melhores bibliotecas que possuímos de papiros remanescentes que teriam sido descartados de outra maneira. Eles incluem informações sobre pessoas em particular e sua vida cotidiana”.

Os hieróglifos escritos nesses papiros estavam ocultos pela massa com que as diferentes camadas de papel eram misturadas durante a construção dos sarcófagos. Porém, graças a uma digitalização revolucionária, realizada com diferentes intensidades de luz, os pesquisadores foram capazes de ler os textos.

Agora, a controvérsia reside no fato de que, para acessar essas escrituras, é necessário destruir essas caixas funerárias tão valiosas.

Fonte: BBC 

Imagem: Jose Ignacio Soto/Shutterstock.com