Inicio

O Acre já teve um presidente?

Por History Channel Brasil em 23 de Novembro de 2018 às 11:05 HS
O Acre já teve um presidente?-0

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY e Tá Na História

A situação na região do hoje conhecido Acre era a seguinte: brasileiros viviam lá, o território era boliviano, investidores brasileiros ganhavam muito dinheiro com a exploração de borracha, empresários americanos negociavam a compra do território da Bolívia, o presidente Campos Salles dava de ombros para aquele lindo canto, seringueiros vindos em boa parte do Ceará estavam vendo que todo o esforço estava indo por água a baixo...

 

Com esse cenário, muitos salvadores da pátria apareceram.

 

O jornalista Luis Gálvez Rodríguez de Arias, espanhol com pinta de galã, foi um desses.

 

E ele não queria pouca coisa: patrocinado por grandes coronéis de Manaus e Belém, o sonho dele era fazer daquela região do Acre um país independente.

 

Adianto: ele conseguiu.

 

Quer saber de que maneira? Aperta o play e curta mais essa curiosidade histórica.

 

 

Depois de um período de Acre, um país independente, o governo brasileiro foi lá e acabou com a festa.

 

Galvez se perdeu pelo mundo e passou aperto de grana.

 

O Acre só encontrou um destino com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, quando compramos o território da Bolívia.

 

Somente em 1962 que o Acre se torna Estado, já no governo João Goulart.

 

Fica a dica: vale muito conhecer a região. O povo acreano conserva sua história de maneira linda.

 

***

 

O meu e-mail é [email protected]. Entre em contato pra pautas, críticas, sugestões ou até mesmo pra trocarmos uma ideia. 

Até semana que vem. 

 

 


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.