Inicio

O artista que desfilou de saia pela Paulista e chocou o Brasil

Por History Channel Brasil em 23 de Novembro de 2018 às 10:55 HS
O artista que desfilou de saia pela Paulista e chocou o Brasil -0

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY e Tá Na História

Homem pode usar saia? Esse modo se encaixa na nossa cultura?

Flávio de Carvalho era diretor de teatro, dramaturgo e escritor. Um dos homens mais influentes no modernismo brasileiro.

Performático, Flávio decidiu vestir uma saia e desfilar no centro econômico do Brasil. A Avenida Paulista parou para assistir a cena. Estamos em 1956.

Os xingamentos foram intensos. Reações exageradas. Mesmo assim Flávio continuou com seu objetivo.

Qual objetivo? Como foram as reações? Saiba mais sobre esse episódio apertando o play.

Flávio, segundo o pensamento dele, desafiava a sociedade extremamente conservadora, em uma época onde as mulheres que usavam saias curtas eram pessimamente vistas.

A cena foi capa de jornal. Gerou artigos em revistas. Programas de rádio repercutiram o fato. Jornais, revistas e emissoras de rádio de São Paulo e do resto do país.

Até hoje a discussão sobre homem usando saia divide opiniões. Os xingamentos também não cessaram.

No Rio de Janeiro, quando alunos do tradicional colégio Pedro II puderam usar saias, muitos palavrões foram proferidos contra os garotos.

Cenas parecidas com a de Flávio de Carvalho se repetiram 60 anos depois.

O que você acha disso?

;)

Se você tiver boas histórias, entre em contato comigo no [email protected]

Até semana que vem!


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.