Inicio

O Brasil teve campo de concentração na 2ª Guerra Mundial

Por History Channel Brasil em 23 de Novembro de 2018 às 10:53 HS
O Brasil teve campo de concentração na 2ª Guerra Mundial-0

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY e Tá Na História

Se engana quem pensa que, durante a segunda guerra mundial, só houve campo de concentração na Europa e na Ásia.

No Pará, bem perto da capital Belém, havia uma vila chamada Tomé-Açu. Após o rompimento do Brasil com o Eixo, leia-se Alemanha, Itália e Japão, o Governo Brasileiro usou esse espaço para enclausurar principalmente japoneses e alemães.

Muitos que aqui já estavam e muitos que estavam imigrando. Todos eram tratados como colaboradores do Nazismo.

SAIBA COMO ERAM AS PERSEGUIÇÕES NO NOSSO PAÍS E COMO ELA MUDOU ATÉ O NOME DE UM FAMOSO BAR NO RIO DE JANEIRO. APERTE PLAY. 

Esse e muitos outros campos de concentração espalhados pelo país foram desativados no fim da segunda guerra mundial, em 1945.

O que não terminou, infelizmente, foi o sentimento de xenofobismo em diversas pessoas. Naquela época, tem vários relatos de japoneses, alemães e italianos que foram agredidos por causa de suas nacionalidades.

E hoje, mudando claro as razões e o país de origem, nós não vemos também uma violência com quem é de fora? 


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.