Inicio

Origens das superstições de sexta-feira 13 são milenares

A má reputação do décimo terceiro algarismo atravessa séculos
Por History Channel Brasil em 12 de Maio de 2022 às 15:57 HS
Origens das superstições de sexta-feira 13 são milenares-0

Há muito tempo a sexta-feira 13 é sinônimo de má sorte em quase todo o mundo. Mas por que a data tem essa reputação de trazer azar? A explicação pode estar em superstições que envolvem o décimo terceiro algarismo:

O medo do 13

Número 13

Não se sabe muito bem a origem da tradição, mas a reputação ruim do número 13 atravessa séculos. A civilização ocidental costuma associar o número 12 com a perfeição de um ciclo completo (alguns exemplos são os 12 meses do ano, 12 signos do zodíaco, 12 trabalhos de Hércules e as 12 tribos de Israel).

Já seu sucessor, 13, acabou entrando para a história como símbolo de azar. Um dos motivos pode estar no Código de Hamurabi, conjunto de leis escritas por volta de 1772 a.C., na Mesopotâmia. O documento omitia a 13ª lei (provavelmente por um erro do escriba), mas a associação do número a fatores negativos pode ter surgido daí. Existe até um termo psicológico para o medo do número 13: triscaidecafobia.

Origens bíblicas

Última ceia

Segundo a Bíblia, a Última Ceia teve 13 convidados (Jesus e seus 12 apóstolos). No dia seguinte, Cristo foi traído por Judas e crucificado. Isso pode ter dado origem a uma superstição que diz que uma mesa com 13 pessoas é mau sinal. Como Jesus morreu em uma sexta-feira, também é possível que a data seja associada a maus agouros por esse motivo.

Coisas ruins que aconteceram em sextas-feiras 13

Cavaleiros templários

- Na sexta-feira 13 de outubro de 1307, tropas do Rei Filipe IV da França prenderam centenas de Cavaleiros Templários. Muitos deles acabaram executados na fogueira. O monarca havia acusado a ordem de inúmeros crimes, mas, na verdade, queria extingui-la para que não precisasse pagar o que devia a ela. 

- Na sexta-feira 13 de setembro de 1940, os nazistas bombardearam o Palácio de Buckingham, na Inglaterra.

- Na sexta-feira 13 de novembro de 1970, um ciclone matou mais de 300 mil pessoas em Bangladesh.

- Na sexta-feira 13 de outubro de 1972, um avião da Força Aérea chilena desapareceu nos Andes.

Tradições e presença na cultura pop

13º andar

Neste dia, muitos optam em não fazer grandes negócios ou evitam até de sair de casa. Alguns hotéis não possuem o 13º andar e há companhias aéreas que aboliram a 13ª fileira dos aviões.

Na cultura pop, a data ficou marcada pela série de filmes Sexta-Feira 13, iniciada em 1980, que apresentou o assassino Jason Voorhees. A banda Black Sabbath também aproveitou a mística da data para lançar seu álbum de estreia em 13 de fevereiro de 1970, uma sexta-feira.