Inicio

Os Estados Unidos já tiveram um Imperador

Por History Channel Brasil em 20 de Dezembro de 2018 às 14:25 HS
Os Estados Unidos já tiveram um Imperador-0

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Ta Na História

Em 1859, os Estados Unidos tinham como presidente James Buchanan.

Em 1859, os Estados Unidos tinham como Imperador Joshua Norton.

Como assim tinham um presidente e um Imperador? O presidente foi eleito. O Imperador se autoproclamou.

Joshua Norton era um britânico, rico, que teve no Brasil em 1848 e que perdeu boa parte da herança que ganhou do pai por causa de especulação envolvendo arroz.

Só isso já demonstra que o camarada não veio de bobeira ao mundo.

Mas em 1859, ele resolveu ajudar ainda mais o biógrafo: revoltado com a política americana, Norton se autoproclama Imperador Norton I.

A primeira medida foi entrar na redação do San Francisco Bulletin, importante jornal de São Francisco, mandando e desmandando. Ele queria que o periódico publicasse as novas e urgentes medidas.

A cena hollywoodiana gerou risos nervosos dos jornalistas. O que esse maluco está dizendo?

Joshua Norton acabou chutado da redação, mas deixou uma carta com os rumos de seu Império. Vai que cola.

Colou.

De pura farra, o editor resolveu publicar aquela fantasia do novo Imperador dos Estados Unidos, que também se autodenominava protetor do México.

Quer saber como foi a reação do povo americano? Como Norton se vestia? Ele fiscalizava as ruas? E a relação dele com a rainha Vitória? Norton foi preso? Qual grande cartão postal americano foi sonhado pelo Imperador?

Aperta o play e saiba todas essas respostas.

Dica de ouro: aproveite e se inscreva no youtube.com/tanahistoria. Têm muitos outros vídeos sobre personagens e fatos marcantes da história.

Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.