Inicio

Os Soldados da Borracha na Segunda Guerra: heróis esquecidos

Por History Channel Brasil em 23 de Novembro de 2018 às 11:10 HS
Os Soldados da Borracha na Segunda Guerra: heróis esquecidos-0

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY e Tá Na História

Muitos homens, em especial nordestinos, foram convocados para a Segunda Guerra Mundial. Estamos em 1942.

 

Muitos homens foram recrutados para irem lutar contra o Eixo ( Alemanha, Itália e Japão). Muitos homens foram recrutados para contribuírem nos seringais da Amazônia.

 

Como isso rolou?

 

Getúlio Vargas, depois de namorar o nazi-fascismo, tinha resolvido lutar ao lado dos aliados.

 

Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, pediu ao Getúlio uma contribuição mais extensiva na produção de borracha, importante produto para o desenvolvimento bélico americano na Europa.

 

Solução? Levar militares para a região. Colocar marcha 5 na extração do látex.

 

O governo do Brasil prometeu aos militares que estavam indo para a Amazônia os mesmos direitos daqueles que estavam indo rumo à Itália.

 

Esses homens, que vestiam fardas militares, tinham os mesmos rituais e deveres de todos os outros militares, que se embrenharam no meio da selva, ficaram conhecidos com Soldados da Borracha.

 

Quando a Segunda Guerra Mundial acabou e chegou a hora de voltar pra casa, um gosto amargo de desilusão tomou conta da turma.

 

Quer saber qual foi a desilusão? O que foi prometido aconteceu? Você quer saber mais sobre esses guerreiros? Aperta o play.

 

 

Semana que vem, tem mais um texto inédito do Tá na História aqui no  site do HISTORY.

 

Se inscreva no Canal. Curta a página Tá na História no Facebook.

 

Se quiser entrar em contato, o meu e-mail é [email protected].

 

Até!

 


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.