Inicio

Rasputin: o mago que mandou e desmandou na Rússia czarista

Por History Channel Brasil em 23 de Novembro de 2018 às 11:12 HS
Rasputin: o mago que mandou e desmandou na Rússia czarista-0

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY e Tá Na História

 

Rasputin era o cara certo, no lugar certo e no momento mais propício possível: a Rússia vivia a administração do Czar Nicolau II, um homem com baixos índices de popularidade, lotado de dúvidas de gestão e com o filho muito doente, sem que ninguém conseguisse nem ao menos entender o que ele portava.

 

É nesse cenário que aparece um mago prometendo, logo de cara, salvar o pequeno Alexei Romanov.  O cumprimento da promessa faz Rasputin ganhar ares de ser especial, sendo requisitado pela família, principalmente pelo Czar, para assuntos que iam além dos médicos.

 

Rasputin indicou generais, afastou ministros, arrumou brigas com aliados políticos e até desenhou estratégias para a Rússia se dar bem na primeira guerra mundial, o que não estava acontecendo por diversos motivos.

 

Vendo que a situação estava incontrolável, que Nicolau II tinha dado de bandeja a Rússia para Rasputin, um grupo de desafetos do mago resolveu dar cabo do problema de uma maneira extrema: matá-lo.

 

Mas adianto que não foi nada fácil. As tentativas de assassiná-lo entraram para a história. Aperta o play pra ver os detalhes.

 

A história do mago barbudão, fedido, viciado em sexo e bebida, já rendeu vários livros, documentários, séries, reportagens e por aí vai. Tudo com múltiplos olhares.

 

Tem alguma sugestão de tema? Manda pro [email protected]


Até semana que vem. Tchau.


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.