Inicio

Robô vai comprovar se o homem realmente esteve na Lua

Por History Channel Brasil em 23 de Fevereiro de 2017 às 15:21 HS
Robô vai comprovar se o homem realmente esteve na Lua-0

Equipamento de apenas 35 kg vai observar a cratera onde a Apolo 17 pousou!

O Google criou um concurso original chamado Lunar XPrize: trata-se de um prêmio de 20 milhões de dólares para quem conseguir enviar o primeiro robô que percorra pelo menos meio quilômetro na superfície lunar. Ele também terá que tirar fotos, fazer vídeos em alta definição e ser capaz de regressar à Terra em boas condições.

O concurso despertou o interesse de vários grupos em diferentes pontos do planeta, que já deram início aos seus trabalhos, com o objetivo de tentar abocanhar o prêmio. Uma das equipes com mais chances de vencer é a integrada por um grupo de cientistas alemães e patrocinada pela Audi, a empresa automobilística.

O plano não consiste apenas em obter o grande prêmio do Google, mas também em conseguir uma grande quantidade de imagens da cratera Littrow, onde aterrissou a última missão tripulada da NASA na Lua, a Apolo 17, e confirmar se o homem realmente esteve por lá.

Trata-se de um grande desafio, já que eles só poderão chegar a até 200 metros da cratera, dado que a NASA proíbe uma aproximação maior. Para isso, o plano é enviar um robô de 35 kg, com quatro rodas de 360 graus, batizado de Lunar Quattro. O robô está equipado com três câmeras 3D e painéis solares móveis para capturar toda a luz solar possível.


Fonte: Infobae

Imagem: Shutterstock