Inicio

Sabe quais são as cinco motos mais importantes da história? Nós mostramos para você

Por History Channel Brasil em 01 de Junho de 2015 às 10:41 HS
Sabe quais são as cinco motos mais importantes da história? Nós mostramos para você-0
Não importa se elas são usadas na cidade ou na estrada, como meio de transporte ou para ganhar a vida, quem é fascinado por pilotar uma moto sempre tem em mente uma lista com o nome dos melhores modelos da história. São tantos os aficionados por motos que revistas, sites e programas de televisão especializados debatem eternamente sobre as mais importantes, belas, velozes ou as líderes de vendas. E, num esforço para avaliar quais são os modelos mais impactantes para quem é apaixonado por motocicletas, elaboramos a lista das cinco melhores motos da história. Será que a sua está aí?
 

Harley Davidson Knucklehead

 
Este famoso modelo da Harley Davidson deve o seu nome a sua tampa das válvulas, semelhante a um punho fechado. O modelo foi introduzido em 1932, com a primeira Harley com distribuição OHV (Over Head Valves). Esta máquina foi desenvolvida para longas distâncias e diferentes tipos de terreno, e, por isso, embora fosse considerada lenta e pesada (em comparação com a rival europeia Vincent Rapide), tornou-se um clássico indiscutível do sonho norte-americano: uma longa viagem solitária, cruzando um enorme país.
 

Vespa

 
Esta tradicional moto italiana foi apresentada em 1946 e é um modelo icônico do fim da Segunda Guerra Mundial. Concebida pelo empresário Enrico Piaggio, que planejava um veículo confortável, econômico e fácil de pilotar, seu projeto foi desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Corradino D'Ascanio, que teve a brilhante ideia de colocar o motor sobre a roda traseira. Ao ser apresentado ao protótipo, conta a lenda, Piaggio teria dito: “belo, me lembra uma vespa” E, neste momento, sem mesmo saber, ele havia batizado um eterno clássico.
 

Honda Super Cub

 
Embora não seja o melhor, este antigo modelo Honda é considerado por especialistas como a moto mais importante e influente da história, ou seja, o modelo que mudou este meio de transporte. O Honda Super Cub foi concebido e apresentado em 1958 por Soichiro Honda e sua equipe. Desde então, sua popularidade tem sido incomparável, e, em última instância, única: esta moto já vendeu mais de 60 milhões de unidades. Um dos segredos para seu sucesso é que, além de ser boa de guiar, também é de fácil conserto, o que permitiu que se tornasse popular em todo o mundo.
 

Harley Davidson V-Rod

 
Além de modelos ou de marcar épocas, sem dúvida, a Harley Davidson é um ícone mundial da paixão por motocicletas. Fora sua engenharia, imagem e seu som inconfundível, há também uma cultura em torno dessa moto. Esse “modo de vida sobre duas rodas” também é impulsionado pela própria fábrica que, em 1983, criou a Harley Owners Grup (algo como Grupo dos Donos de Harley), associação que já tem 1,3 milhão de membros em todo o mundo. O modelo V-Rod foi apresentado, depois de anos de segredo, em 2001, com uma série de inovações importantes: refrigeração a água, fuselagem de alumínio, 115 cavalos de potência.
 

Ducati 916

 
Entre os veículos da histórica Ducati, de Bolonha (Itália), fundada em 1926, um dos modelos mais destacados é o Ducati 916, que chegou ao mercado em 1995 com um projeto que uniu duas revolucionárias inovações: uma suspensão traseira mono, interessante recurso estético que torna mais prática a troca de pneus (ideal para estradas) e a localização do escapamento sob o assento, o que proporciona uma melhor aerodinâmica e também linhas mais puras ao design desta bela máquina.
 
Veja também
 
 
 
 
Imagem: via Wikimedia Commons