Inicio

Seria esta a invenção mais importante da história?

Por History Channel Brasil em 05 de Abril de 2018 às 17:40 HS
Seria esta a invenção mais importante da história?-0

Desde o surgimento dos primeiros hominídeos, a humanidade percorreu um longo e tortuoso caminho, com escassez de alimentos e guerras cruéis, até chegar à atualidade.  Nesta jornada, as invenções tiveram e continuam tendo um papel fundamental na hora de acelerar os processos evolutivos. Apesar da revolução das máquinas a vapor, da imprensa, da roda, da eletricidade ou do telégrafo, nenhuma invenção mudou tão drasticamente a vida dos homens na terra como o arado. 

Vídeo relacionado:

A agricultura e a pecuária permitiram que diversos grupos humanos abandonassem suas vidas nômades para dedicar-se ao  sedentarismo. Os primeiros arados apareceram na antiga Mesopotâmia entre os rios Tigres e Eufrates e alteraram completamente os ritmos de trabalho ao facilitar o plantio do solo. Por volta do ano 3.000 a.C., foram implementados os primeiros arados puxados por bois. Posteriormente, durante o Império romano, as primeiras pás de ferro facilitaram ainda mais a semeadura. 

Essas invenções permitiram pela primeira vez um excedente de comida, e foi justamente essa capacidade de acumular alimentos o que facilitou a aparição de trabalhos especializados. Construtores, artesãos e médicos aceleraram violentamente a evolução das sociedades. 

Fonte: ABC  

Imagem: Trong Nguyen/Shutterstock.com