Inicio

Sete coisas que você não sabe sobre a Declaração de Independência dos EUA

Por History Channel Brasil em 19 de Outubro de 2021 às 15:52 HS
Sete coisas que você não sabe sobre a Declaração de Independência dos EUA-0

Em 4 de julho, nos EUA, é comemorada a assinatura da Declaração da Independência, ocorrida em 1776, quandou houve a separação do Império Britânico. O aniversário é uma boa oportunidade para saber mais sobre um dos documentos mais importantes da potência mundial norte-americana. Filosoficamente, a Declaração enfatizou os direitos individuais e o direito de revolução. Estas ideias também foram difundidas pelo mundo todo, em especial a Revolução Francesa.

1. A Declaração da Independência não foi assinada em 4 de julho: Em 4 de julho de 1776, após 12 das 13 colônias votarem a favor da independência do país, o Congresso dos EUA adotou oficialmente a Declaração da Independência. No entanto, a assinatura do documento foi feita cerca de um mês depois.

2. Quando as notícias da Declaração da Independência chegaram a Nova York, causaram um grande alvoroço: George Washington, então comandante das Forças Continentais da cidade, leu o documento diante de uma enorme multidão, a qual, no mesmo dia, derrubaria uma estátua do rei Jorge III do Reino Unido.

3. Oito dos 56 assinantes eram britânicos: Entre os membros do Congresso que assinaram a Declaração de Independência, estavam os ingleses Gwinett Button e Robert Morris, o galês Francis Lewis, os escoceses James Wilson e John Witherspoon, os irlandeses George Taylor e Matthew Thornton, e o norte-irlandês James Smith.

4. Um dos assinantes voltou atrás: Em 30 de novembro de 1776, Richard Stockton, um dos assinantes da Declaração da Independência foi capturado e encarcerado pelos britânicos. Depois de meses passando fome e sofrendo maus tratos, Stockton retirou sua assinatura e jurou lealdade ao rei Jorge III.

5. Havia 44 anos de diferença de idade entre o mais novo e o mais velho dos assinantes: Benjamin Franklin, o assinante mais velho, tinha 70 anos quando escreveu seu nome no documento. O advogado da Carolina do Sul, Edward Rutledge, o assinante mais jovem, tinha 26 anos de idade.

6. Duas cópias extras foram encontradas nos últimos 25 anos: Em 1989, um morador da Filadélfia achou uma das primeiras cópias da Declaração da Independência atrás de um porta-retratos de US$ 4 que adquiriu em um mercado de pulgas. Em 2009, outra cópia foi descoberta dentro de uma caixa de papéis, nos Arquivos Nacionais do Reino Unido.

7. Há algo escrito na parte de trás do documento: Na parte inferior do verso é possível ler “Declaração da Independência Original, de data 4 de julho de 1776”. Ninguém sabe quem o escreveu nem quando, mas acredita-se que foi feito como modo de identificação para quando o documento fosse dobrado e transportado.

No vídeo abaixo, em Filhos da Liberdade, veja mais sobre a história de muita luta pela emancipação dos EUA:

Fonte: Live Science