Inicio

Tesouro do Império Romano é encontrado por acaso na Itália

Por History Channel Brasil em 10 de Setembro de 2018 às 18:23 HS
Tesouro do Império Romano é encontrado por acaso na Itália-0

Um tesouro foi descoberto por acaso no local onde costumava funcionar um teatro no norte da Itália. Pelo menos 300 moedas de ouro da época do fim do Império Romano estavam no porão do prédio. "Ainda não conhecemos os detalhes do significado cultural e histórico da descoberta", disse Alberto Bonisoli Ministro da Cultura do país.

Vídeo relacionado:

As moedas foram encontradas dentro de uma jarra nos subterrâneos do Teatro Cressoni, na cidade de Como. Segundo a especialista Maria Grazia Facchinetti, o tesouro foi guardado de modo que pudesse ser recuperado em caso de emergência. Como as moedas estavam separadas de modo similar ao que acontece hoje em bancos, uma das hipóteses é de que o valor se tratava de uma espécie de depósito bancário ou pertencia a uma instituição financeira. 

De acordo com Facchinetti, há moedas com gravuras dos imperadores Valenciano III, Leão I, Antônio e Líbio Severo. "Então elas não datam além de 474 d.C", disse ela. Arqueólogos também encontraram uma barra de ouro dentro da jarra. 

O Ministério da Cultura da Itália não estipulou um valor para o tesouro, mas especula-se que as moedas possam valer milhões de dólares. O Teatro Cressoni abriu em 1807 e funcionou até 1997 (quando abrigava um cinema). O local fica próximo do fórum Novum Comum, onde outros importantes artefatos romanos foram descobertos. O tesouro foi transferido para Milão, onde será estudado por especialistas.


 Fonte: CNN

Imagens: Ministério da Cultura da Itália/Divulgação