Inicio

Trio neonazista acusado de atacar judeus é julgado em Porto Alegre

Por History Channel Brasil em 18 de Setembro de 2018 às 11:31 HS
Trio neonazista acusado de atacar judeus é julgado em Porto Alegre-0

Três pessoas acusadas de atacar um grupo de judeus por motivações neonazistas serão julgadas nesta terça-feira (18/09) em Porto Alegre. A violência aconteceu em maio de 2005 no bairro Cidade Baixa, na capital do Rio Grande do Sul. Thiago Araújo da Silva, Fábio Roberto Sturm e Laureano Vieira Toscani respondem por tentativa de homicídio triplamente qualificado por motivo torpe (discriminação racial).

Vídeo relacionado:

De acordo com o Ministério Público, os denunciados integram um grupo de skinheads que prega contra grupos étnicos e sociais, como, judeus, negros, homossexuais e punks. As vítimas foram identificadas porque usavam quipás, o chapéu judaico. Os agressores saíram de um bar e atacaram três judeus com golpes de facas e canivetes.

Uma das vítimas escapou por pouco da morte. Até hoje ele carrega cicatrizes das facadas. Segundo o MP, o grupo de skinheads, chamado "Carecas do Brasil", divulgava ideias discriminatórias na internet, como conteúdos antissemitas e nazistas, além de pregar a supremacia da raça ariana.  

O advogado de um dos réus disse que a acusação é injusta. Dois deles são defendidos pela Defensoria Pública. Se condenados, a pena pode chegar a 30 anos de prisão. Outros seis acusados pelo crime ainda não têm data para serem julgados.


 Fontes: G1 e Rádio Gaúcha

Imagem: Shutterstock.com