Todos os horários
ERUPÇÕES VULCÂNICAS

"A última vítima do Vesúvio" e os corpos petrificados de Pompeia

A erupção do vulcão Vesúvio, na Itália, que aconteceu no ano de 79 d.C., foi uma das mais conhecidas e trágicas de toda a história, dizimando a cidade de Pompeia. Grande parte das vítimas ficou petrificada pela lava que cobriu seus corpos. No final de maio de 2018, pesquisadores encontraram o esqueleto de mais uma vítima dessa catástrofe (já foram encontrados restos de cerca de 1.400 pessoas, mas estima-se que mais de 16.000 tenham morrido na ocasião). 

Vídeo relacionado:

Os restos recuperados pertenciam a um homem de aproximadamente 30 anos, com problemas de mobilidade em uma das pernas, o que dificultou sua fuga da área do desastre. As primeiras análises realizadas indicam que ele morreu esmagado por uma pedra que o golpeou na parte superior da cabeça. Assim, considera-se que o homem estava tentando escapar da erupção, mas as lesões que tinha na tíbia não lhe permitiram se salvar a tempo. Como ele ficou embaixo de uma pedra, não foi petrificado.

Nos últimos anos, foram realizadas diversas escavações na mítica cidade, que ficou completamente destruída. Como produto dessas investigações, foram descobertos três edifícios, diversas peças cerâmicas e os esqueletos de um cavalo e de um menino. 

Confira abaixo algumas das mais impressionantes imagens das vítimas da tragédia:


 Fontes: The Guardian e All That is Interesting

Imagem principal: "Última vítima do Vesúvio", Parco Archeologico di Pompei/Reprodução

Demais imagens: Flickr Commons e Wikimedia Commons