Inicio

Uma tatuagem em forma de pinta pode detectar sinais de câncer

Por History Channel Brasil em 02 de Maio de 2018 às 16:27 HS
Uma tatuagem em forma de pinta pode detectar sinais de câncer-0

Pesquisadores da ETH Zurich University, na Suíça, desenvolveram um implante de pele que muda de cor se detectar um aumento nos níveis de cálcio na pessoa. A hipercalcemia é um fator presente em vários tipos de câncer, como mama, cólon, próstata, pulmão, trato gastrointestinal e sangue. A tatuagem fica apagada caso as taxas de cálcio no organismo estejam normais. No entanto, se esse número aumentar, a tatuagem libera melanina e uma pinta aparece no local. 

Vídeo relacionado:

Os autores dizem que essa é uma maneira muito eficaz de detectar a doença logo no início e já iniciar o tratamento, aumentando muito as chances de cura. 

De acordo com um dos autores do estudo, o Professor Martin Fussenegger, do Departamento de Ciência e Engenharia de Biossistemas na ETH Zurich, disse que o implante estará pronto para uso em cerca de uma década. A tecnologia é particularmente útil para as pessoas que possuem um risco hereditário de desenvolver câncer. 

Outras doenças relacionadas a mudanças no nível de cálcio no sangue também podem ser detectadas pelo implante, como demência, insuficiência renal e doenças cardíacas. 

Fonte: Newsweek 

Imagem: ETH Zurich University/Reprodução