Todos os horários
HOMEM E NATUREZA

Uma viagem ao centro da terra: Conheça a caverna mais profunda do mundo

Nosso planeta parece não ter limites em matéria de belezas surpreendentes. Há pouco tempo, exploradores e pesquisadores descobriram a caverna de Voronia, o complexo de cavernas subterrâneas mais profundo do mundo. Além do imenso valor científico da descoberta, os pesquisadores trouxeram ao mundo imagens de uma paisagem até então desconhecida.

O sistema está localizado no maciço Arabika, na Cordilheira de Gagra, no território de Abjasia, na Geórgia. A caverna possui duas ramificações, uma de 1.300 metros e outra de 2.196 metros de profundidade, que, por sua vez, se ramificam em vertentes menores. As primeiras informações sobre essas cavernas surgiram em 2004, durante as três expedições que registraram a profundidade ímpar na história da espeleologia, superando os 2.000 metros. Em 2005, a profundidade máxima do sistema foi confirmada em 2.196 metros.

Na verdade, a primeira caverna, de 95 metros, já havia sido explorada por um grupo de especialistas local em 1960. Agora, com a descoberta das demais, eles foram realmente “ao fundo da questão”. Ou não. Pode ser que a natureza continue surpreendendo e em algumas décadas decida revelar outras passagens desse paraíso oculto.

Fonte e imagens: Pijama Surf