Inicio

Veja a foto histórica de uma onda ultrapassando a velocidade do som

Por History Channel Brasil em 16 de Maio de 2016 às 12:31 HS
Veja a foto histórica de uma onda ultrapassando a velocidade do som-0

A NASA divulgou uma imagem impressionante envolvendo um de seus projetos mais recentes.

Nela podemos ver o abalo na atmosfera quando uma onda consegue superar a velocidade do som, como se fosse uma explosão. As ondas de choque causadas pela aeronave supersônica T-38C foram capturadas pelos centros de pesquisa Armstrong e Ames, por meio de um método inovador.


[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



 

Trata-se do chamado “Background-Oriented Schileren Using Celestial Objects” (BOSCO), que é capaz de registrar ondas de choque supersônicas utilizando o Sol como pano de fundo para chegar a um contraste nítido de luz. O aprimoramento da tecnologia de processo de imagens permite capturar centenas de observações a cada onda de choque. Ao visualizar esses complexos padrões, os pesquisadores da NASA terão mais dados para desenvolver o chamado Quiet Supersonic Transport (QueSST), ou Transporte Supersônico Silencioso, em tradução livre. 

O QueSST será uma aeronave supersônica que irá produzir um estrondo "suave" ao invés de um ensurdecedor ruído sônico. O mais celébre avião supersônico comercial, o Concorde, foi aposentado devido ao transtorno que esse barulho provocava em regiões densamente habitadas. A nova tecnologia poderá revolucionar o futuro do transporte aéreo. 

 

Veja a foto histórica de uma onda ultrapassando a velocidade do som - 1

 


 

Fonte: NASA
Imagem: NASA/Divulgação