Inicio

Veja o brilho incrível da Via Láctea capturado pela primeira vez

Por History Channel Brasil em 07 de Março de 2016 às 11:15 HS
Veja o brilho incrível da Via Láctea capturado pela primeira vez-0

Uma nova e incrível imagem da Via Láctea mostra nossa galáxia brilhando assustadoramente.

Foram captadas imagens em comprimentos de onda que são invisíveis ao olho humano, revelando zonas escondidas do nascimento de estrelas. Brilhando em comprimentos de onda do submilímetro (entre as ondas de rádio e luz infravermelha), a Via Láctea se estende agora por toda a nova imagem para nós, obtida com o telescópio no Chile APEX (Atacama Pathfinder Experiment). 

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 

Além de fornecer uma imagem linda, a pesquisa permite aos astrônomos olhar para o gás e poeira na galáxia que está a apenas algumas dezenas de graus acima do zero absoluto.

A imagem faz parte de uma pesquisa chamada Levantamento de Uma Grande Área da Galáxia do Telescópio APEX (da sigla em inglês ATLASGAL). O levantamento foi feito, em parte, para se conhecer o local onde estão as estrelas recém-nascidas, enormes nuvens frias que são difíceis de serem vistas pelos cientistas. Os astrônomos também esperam estimar a densidade do gás por meio da combinação de resultados do APEX com os do telescópio Planck, da Agência Espacial Europeia. Clique aqui e veja mais da luz escondida da Via Láctea.

 

Veja o brilho incrível da Via Láctea capturado pela primeira vez - 1

 


 

Fontes: ESOLiveScience

Imagem: ESO/APEX/ATLASGAL consortium/NASA/GLIMPSE consortium/ESA/Planck