Inicio

Vikings poderosos eram enterrados com seus cavalos

Por History Channel Brasil em 08 de Janeiro de 2019 às 16:43 HS
Vikings poderosos eram enterrados com seus cavalos-0

Os rituais funerários dos vikings podiam envolver cerimônias complexas. Arqueólogos descobriram agora que os homens mais poderosos daquele povo eram enterrados com seus cavalos. O novo estudo se baseia em evidências de sepultamentos feitos há cerca de mil anos na Islândia. 

Vídeo relacionado:

Até hoje foram encontradas 355 sepulturas vikings na Islândia, um número relativamente baixo. Destas, 148 continham restos mortais de cavalos. Segundo os arqueólogos, os animais eram mortos especialmente para serem enterrados com seus proprietários. 

De acordo com os pesquisadores, os cavalos enterrados com seus donos eram mortos com golpes na cabeça ou decapitados. Já as éguas não eram sepultadas com os homens, mas sim servidas como comida. Isso indica a diferença de status entre os gêneros masculino e feminino naquela sociedade.

"É natural imaginar que o sacrifício de animais machos viris deve ter sido parte de um ritual funerário destinado a transmitir status e poder", disse Rúnar Leifsson, da Agência de Patrimônio Cultural da Islândia. As sepulturas vikings pertencem quase exclusivamente a homens de meia-idade. Acredita-se que mulheres, crianças e idosos eram submetidos a cerimônias diferentes. Seus corpos eram queimados ou depositados no mar.


Fonte: Newsweek

Imagem:  Shutterstock.com