Inicio

Você sabia que o Pelé já parou uma guerra na África?

Por History Channel Brasil em 30 de Novembro de 2018 às 16:04 HS
Você sabia que o Pelé já parou uma guerra na África?-0

Por Thiago Gomide do Tá na História, em parceria com o Catraca Livre.

Parceria HISTORY e Tá Na História

 

Time galático era do Santos de 1969. O piorzinho tinha lugar em qualquer time do mundo atualmente. O 10 era Pelé, o maior de todos os tempos.

Esse time foi fazer uma excursão pela África um ano antes da copa do mundo que o Brasil seria tricampeão mundial. No meio do caminho, a Nigéria, um país que estava em guerra civil.

Entendendo essas complicadas circunstâncias, a natural pergunta era: ir ou não ir?

Os brasileiros até podiam dar dois passos atrás, mas os nigerianos tomaram uma atitude radical e inesperada para conseguirem ver o rei do futebol e os galáticos santistas em campo.

Aperta o play. Entenda mais essa história.

A guerra civil nigeriana só acabaria em 1971, levando a vida de milhões de pessoas. Pelé ainda ficaria no Santos por 5 anos, para em 1975 se transferir para o New York Cosmos.

 

Tem alguma sugestão de assunto? Mande para [email protected]

Semana que vem a gente se encontra novamente.

Imenso beijo. Tchau, tchau. 


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.

 

IMAGEM: Twitter Pelé