História das Palavras - OK

Houve várias tentativas de explicar o surgimento da expressão "OK", que começou a se popularizar nos Estados Unidos em meados do século XIX. A maioria delas é pura especulação. Não parece provável que ela tenha vindo da expressão escocesa och aye ou da palavra okeh, do dialeto indígena Chocktawdo.

Também é lenda urbana a história de que a expressão surgiu entre soldados da Guerra Civil dos EUA, que supostamente contabilizavam os mortos todos os dias e marcavam OK quando havia “0 killed” (ou “0 mortos”). Uma explicação mais plausível é que o termo se originou como uma abreviação de oll korrekt, forma proposital e debochada de escrever "all correct" (tudo correto) com erro de ortografia.

O candidato Martin van Burien, que concorreu às eleições presidenciais de 1840 nos EUA, ajudou a tornar a expressão popular. O apelido dele era Old Kinderhook, e alguns de seus partidários decidiram formar o O.K. Club. Mas, os eleitores do adversário de Burien começaram a fazer brincadeiras com o nome do clube, criando slogans divertidos e ofensivos contra sua campanha eleitoral, contribuindo para popularizar ainda mais o termo.