Descoberta oferece novas informações sobre as estratégias reprodutivas desse gigantesco animal pouco antes de sua extinção
Por History Channel Brasil em 20 de Janeiro de 2023 às 19:19 HS
Encontrados centenas de ovos de titanossauro, um dos maiores dinossauros do mundo-0

Cientistas encontraram na Índia 92 ninhos de titanossauros, um dos maiores dinossauros que já caminharam sobre a Terra. Neles, foram identificados nada menos do que 256 ovos fossilizados. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Plos One.

Hábitos reprodutivos

A equipe de pesquisadores se deparou com a extraordinária descoberta na Formação Lameta, localizada no Vale de Narmada. Lá, foram descobertas seis espécies diferentes de ovos, que também revelaram uma maior diversidade de titanossauros do que a registrada até agora de naquela região. Segundo o líder da pesquisa, Harsha Dhiman, da Universidade de Delhi, a descoberta oferece novos insights sobre as condições de conservação dos ninhos e estratégias reprodutivas dos titanossauros pouco antes de sua extinção.

Ovos de titanossauro
Ovos de titanossauro (Imagem: Dhiman et al., 2023, PLOS ONE; (CC-BY 4.0))

Os fósseis encontrados permitirão determinar diversos hábitos reprodutivos dos titanossauros, aspecto extremamente difícil de investigar. A descoberta permite deduzir que esses dinossauros deixavam seus filhotes recém-nascidos à própria sorte. Isso pode ser percebido pela disposição dos ninhos lotados juntos na mesma área e com pouco espaço entre eles para caber um dinossauro adulto.

Os pesquisadores revelaram que, pela disposição dos ninhos, essa espécie de dinossauro enterrava seus ovos em covas rasas, como os crocodilos modernos. Além disso, eles podem ter tido uma fisiologia reprodutiva paralela à das aves, dadas algumas patologias encontradas em fósseis como no caso do "ovo em ovo". Os dados obtidos até reforçam a teoria do comportamento de nidificação colonial, como é o caso das aves modernas, outro fator que ligaria os gigantescos titanossauros aos pássaros.

PLOS, via EurekAlert