Fóssil de uma monstruosa serpente pré-histórica é encontrado na Índia

Réptil aterrorizante e gigantesco tinha tamanho suficiente para se alimentar de crocodilos
Por History Channel Brasil em 25 de Abril de 2024 às 16:05 HS
Fóssil de uma monstruosa serpente pré-histórica é encontrado na Índia-0

Uma equipe de cientistas fez uma descoberta fascinante em uma mina no oeste da Índia. Eles encontraram fósseis pertencentes a uma das maiores serpentes que já existiram em nosso planeta. Um estudo descrevendo a espécie extinta que viveu há cerca de 47 milhões de anos foi publicado na revista Nature

Vasuki indicus

De acordo com o jornal Times of India, as escavações originais ocorreram no estado de Gujarat em 2005. No entanto, foi apenas recentemente que cientistas do do Instituto Indiano de Tecnologia de Roorkee (IITR) conseguiram determinar que as 27 grandes vértebras pertenciam a uma serpente gigante anteriormente desconhecida. A espécie foi batizada de Vasuki indicus, em homenagem a uma serpente gigante da mitologia hindu, frequentemente representada adornando o pescoço do deus Shiva.

Os pesquisadores dizem que a Vasuki era membro da família de serpentes Madtsoiidae, que surgiu há aproximadamente 90 milhões de anos, mas foi extinta por volta de 12 mil anos atrás. As análises de seus fósseis indicam que a extensão estimada de seu corpo variava entre 11 e 15 metros, comparável à de uma baleia jubarte ou à altura de um prédio de cinco andares. O animal não devia ser venenoso.

"Devido ao seu grande tamanho, a Vasuki era um predador de emboscada de movimentos lentos que subjugava suas presas por constrição, como as anacondas e as pítons. Essa serpente vivia em áreas pantanosas próximas à costa em uma época em que as temperaturas globais eram mais altas do que as atuais", observou Debajit Datta, autor principal do estudo.

Os cientistas ainda não estão certos sobre quais animais a Vasuki caçava, mas pelo seu tamanho é provável que sua dieta incluísse crocodilianos. Outros fósseis encontrados na mesma área incluíam restos de crocodilos, tartarugas, bem como peixes e duas espécies de baleias primitivas.

The Guardian e Times of India