Novo estudo aponta que Júpiter pode ter influenciado na formação da Lua

Acredita-se que o satélite natural tenha surgido da colisão de um planeta hipotético com a Terra
Por History Channel Brasil em 29 de Abril de 2024 às 12:31 HS
Novo estudo aponta que Júpiter pode ter influenciado na formação da Lua-0

A teoria mais aceita sobre a formação da Lua diz que há bilhões de anos o hipotético planeta Theia colidiu com a Terra, resultando na formação do satélite natural. Mas até hoje não há um consenso científico a respeito de como exatamente isso aconteceu. Agora, um novo estudo publicado no periódico Science aponta que Júpiter pode ter influenciado naquele impacto decisivo.

"Grande instabilidade"

Segundo os pesquisadores, um evento chamado "grande instabilidade" causou o caos entre os planetas em um passado distante. "A ideia dessa instabilidade orbital agora está bem estabelecida na comunidade planetária, no entanto, o momento em que ela ocorreu ainda é uma questão de debate", disse Chrysa Avdellidou, cientista planetária da Universidade de Leicester e líder do estudo, em entrevista ao site Space.com. A nova pesquisa aponta justamente uma data para a ocorrência desse fenômeno.

Terra e Lua

Ao analisar fragmentos de um asteroide, os cientistas sugerem que a mudança nas posições dos planetas gigantes aconteceu entre 60 e 100 milhões de anos após a formação do Sistema Solar, há 4,56 bilhões de anos. Segundo os pesquisadores, esse período coincide com a data estimada da formação da Lua. Assim, eles concluíram que pode haver uma correlação entre os dois eventos.

A "grande instabilidade" lançou os gigantes gasosos pelo espaço até se estabelecerem nas órbitas que conhecemos hoje. Os cientistas acreditam que esses planetas migratórios (principalmente Júpiter) podem ter desestabilizado a órbita de Theia, um protoplaneta do tamanho de Marte. O estudo sugere que essa desestabilização pode ter instigado a sua colisão com a Terra, que lançou detritos para o espaço resultando na formação da Lua.

Space.com e Universidade de Leicester