Descoberta sugere que todos os objetos grandes terão o mesmo fim dos buracos negros
Por History Channel Brasil em 06 de Junho de 2023 às 12:44 HS
Estudo baseado em teoria de Stephen Hawking aponta que tudo no universo irá evaporar-0

Um novo estudo publicado no periódico científico Physical Review Letters indica que tudo no universo irá evaporar. Os pesquisadores da Universidade Radboud chegaram a essa conclusão ao se aprofundar em uma teoria proposta por Stephen Hawking que explica o desaparecimento dos buracos negros por meio de um fenômeno conhecido como radiação de Hawking. Essa hipótese foi inicialmente prevista pelo célebre físico em 1974.

Nova compreensão do cosmos

De acordo com os princípios da física quântica e da teoria da gravidade de Einstein, partículas têm a capacidade de se formar e se aniquilar espontaneamente dentro do ambiente altamente gravitacional que envolve o horizonte de eventos (uma espécie de fronteira que separa o buraco negro do universo ao seu redor). Os cálculos de Hawking revelaram que algumas dessas partículas ficam presas atrás do horizonte de eventos, enquanto outras conseguem escapar na forma de radiação de Hawking. Com o tempo, um número significativo de partículas escapa, levando à completa evaporação do buraco negro.

Buraco negro

No novo estudo, por meio de uma combinação de física, astronomia e matemática, os pesquisadores analisaram a possibilidade de pares de partículas serem criados além do horizonte de eventos. Surpreendentemente, eles descobriram que isso é possível. "Isso significa que objetos sem horizonte de eventos, como os remanescentes de estrelas mortas e outros objetos grandes no universo, também possuem esse tipo de radiação. E, após um período muito longo, isso levaria a que tudo no universo eventualmente evapore, assim como os buracos negros. Isso muda não apenas nossa compreensão da radiação Hawking, mas também nossa visão do universo e de seu futuro", disse Heino Falcke, um dos autores do estudo.

O novo estudo não apenas confirma as previsões de Hawking sobre a evaporação de buracos negros, mas também expande o conhecimento sobre o destino final do universo. A descoberta de que corpos celestes grandes (e desprovidos de horizontes de eventos) se dissipam gradualmente desafia o senso comum e reformula nossa compreensão do cosmos. "Essa pesquisa inovadora abre novas possibilidades de exploração e incentiva os cientistas a investigarem ainda mais a intrincada interação entre gravidade, curvatura do espaço-tempo e radiação em todo o universo", disseram os cientistas em um comunicado.

Business Insider e Universidade Radboud