Milhares de microplásticos são encontrados no coração humano pela primeira vez

Amostras de tecidos cardíacos analisadas continham oito tipos de plástico, incluindo acrílico
Por History Channel Brasil em 10 de Agosto de 2023 às 12:11 HS
Milhares de microplásticos são encontrados no coração humano pela primeira vez-0

Pesquisadores encontraram microplásticos nos tecidos do coração humano pela primeira vez. A descoberta foi feita por cientistas do Hospital Beijing Anzhen, na China, ao analisar pacientes que passaram por cirurgias cardíacas. Um estudo sobre o tema foi publicado no periódico científico Environmental Science & Technology.

Microplásticos no sistema cardiovascular

Os microplásticos são fragmentos de plástico com menos de 5 milímetros de largura. Estudos anteriores demonstraram que eles podem entrar no corpo humano através da boca, nariz e outras cavidades conectadas com a parte externa do corpo. No entanto, muitos órgãos e tecidos ficam totalmente contidos no interior do corpo e os cientistas não tinham informações suficientes sobre sua potencial exposição às partículas.

Microplásticos

No novo estudo, os pesquisadores Kun Hua e Xiubin Yang investigaram se os microplásticos podem entrar nos sistemas cardiovasculares das pessoas por meio de exposições diretas e indiretas. Os cientistas coletaram amostras de tecido cardíaco de 15 pessoas durante cirurgias cardíacas, bem como amostras de sangue pré e pós-operatórias de metade dos participantes. Em seguida, a equipe analisou as amostras com imagens infravermelhas diretas a laser e identificou partículas de 20 a 500 micrômetros de largura feitas de oito tipos de plástico, incluindo tereftalato de polietileno, cloreto de polivinila e polimetilmetacrilato (conhecido popularmente como acrílico).

Os resultados apontaram a presença de dezenas a milhares de pedaços individuais de microplástico na maioria das amostras de tecido, embora as quantidades e os materiais variassem entre os participantes. Os pesquisadores dizem que o estudo fornece evidências preliminares de que vários microplásticos podem se acumular e persistir no coração e em seus tecidos internos. Segundo eles, as descobertas mostram como os procedimentos médicos invasivos servem como uma rota de exposição aos microplásticos, fornecendo acesso direto à corrente sanguínea e aos tecidos internos.

American Chemical Society