Missão indiana detecta movimentos embaixo da superfície da Lua

Por History Channel Brasil em 09 de Setembro de 2023 às 12:45 HS
Missão indiana detecta movimentos embaixo da superfície da Lua-0

Antes de serem colocados em modo "dormir", os equipamentos da missão indiana Chandrayaan-3 coletaram informações preciosas sobre a Lua. Uma das descobertas anunciadas pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) foi a detecção de movimentos sob a superfície lunar. Esses podem ser os primeiros dados sísmicos registrados no satélite natural da Terra desde a década de 1970.

Evento natural

De acordo com os pesquisadores, os movimentos foram registrados pelo Instrumento para Atividade Sísmica Lunar (ILSA) a bordo do módulo de pouso Vikram. Além dos ruídos feitos pelo veículo robótico Pragyan, o instrumento captou o que poderia ser um evento natural, como um abalo sísmico ou um impacto.

Missão Chandrayaan-3
Missão Chandrayaan-3 (Imagem: ISRO/Divulgação)

"O objetivo principal do ILSA é medir as vibrações do solo geradas por abalos sísmicos naturais, impactos e eventos artificiais. As vibrações registradas durante a navegação do rover em 25 de agosto de 2023 estão representadas na figura", disseram os cientistas da ISRO em um comunicado. "Além disso, também é mostrado um evento, aparentemente natural, registrado em 26 de agosto de 2023. A origem deste evento está atualmente sob investigação", completaram.

Os abalos detectados na Lua por sismógrafos levados pelo programa Apollo, da NASA, forneceram dados valiosos sobre a composição da Lua. Interpretando essas informações (que foram captadas entre 1969 e 1977), os cientistas propuseram que a Lua tem um núcleo interno com cerca de 500 quilômetros de diâmetro, muito menos denso que o da Terra. Os novos dados obtidos pela missão indiana podem ajudar os cientistas a entender melhor o que se passa sob a superfície lunar.

Science Alert e IFLScience