Inicio

Música do espaço: NASA transforma dados da Via Láctea em sons

Imagens de uma região da galáxia foram "traduzidas" como notas musicais em uma composição clássica, ouça o resultado
Por History Channel Brasil em 21 de Novembro de 2023 às 12:11 HS
Música do espaço: NASA transforma dados da Via Láctea em sons-0

Desde 2020, a NASA trabalha em um projeto de “sonificação” do espaço, traduzindo os dados digitais obtidos por seus telescópios em notas musicais e sons. Esse processo permite ao ouvinte experimentar os dados astronômicos através do sentido da audição, em vez de vê-los como imagens. Em uma nova etapa dessa iniciativa, os pesquisadores transformaram os dados em partituras que podem ser tocadas por músicos.

“Onde as Linhas Paralelas Convergem”

Para colocar a ideia em prática, os pesquisadores da NASA contaram com a ajuda da compositora clássica Sophie Kastner. “É como escrever uma história fictícia amplamente baseada em fatos reais”, disse ela. “Estamos pegando os dados do espaço que foram traduzidos em som e dando-lhes um toque novo e humano”, completou. Ouça abaixo:

O programa concentra-se em dados de uma pequena região no centro da Via Láctea, onde há um buraco negro supermassivo. No processo de sonificação de dados, os computadores usam algoritmos para mapear matematicamente os dados digitais coletados pelos telescópios em sons que os humanos podem perceber. Kastner selecionou pequenas seções desses dados visuais e os transformou em uma nova composição capaz de ser executada por músicos.

“Gosto de pensar nisso como criar pequenas vinhetas dos dados e abordá-los quase como se estivesse escrevendo uma trilha sonora para a imagem”, disse Kastner. “Eu queria chamar a atenção do ouvinte para eventos menores no conjunto maior de dados”, afirmou. A peça do Centro Galáctico de Sophie Kastner é intitulada “Onde as Linhas Paralelas Convergem”. Se você é músico e quer experimentar tocar essa sonificação em casa, confira a partitura neste link

Fontes
NASA
Imagens
X-ray: NASA/CXC/SAO; Optical: NASA/STScI; IR: Spitzer NASA/JPL-Caltech/ESA, via Wikimedia Commons