"Nova" camada do nosso planeta é descoberta escondida sob a crosta terrestre

Formada por rocha derretida, ela poderá ajudar os cientistas a desvendar o mistério sobre o movimento das placas tectônicas
Por History Channel Brasil em 07 de Fevereiro de 2023 às 13:14 HS
"Nova" camada do nosso planeta é descoberta escondida sob a crosta terrestre-0

Cientistas dos Estados Unidos acabaram de descobrir a existência de uma "nova" camada no interior do nosso planeta. Situada sob a crosta terrestre e formada por rocha parcialmente derretida, ela poderá ajudar a resolver um debate de longa data sobre como as placas tectônicas se movem. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature Geoscience.

Astenosfera

A camada de rocha derretida está localizada a cerca de 160 quilômetros da superfície e faz parte da astenosfera, que fica sob as placas tectônicas da Terra, no manto superior. A astenosfera é importante pois forma uma margem relativamente macia que permite que essas placas se movam através do manto. A causa dessa maciez, no entanto, não é bem compreendida pela ciência.

Nova camada da Terra
Imagem:Junlin Hua/UT Jackson School of Geosciences, via EurekAlert

Anteriormente, os pesquisadores pensavam que as rochas derretidas poderiam estar por traz da maciez, mas isso não parece influenciar decisivamente o fluxo das rochas do manto. “Quando pensamos em algo derretendo, pensamos intuitivamente que isso deve desempenhar um grande papel na viscosidade do material”, disse Junlin Hua, líder do estudo e pesquisador da Universidade do Texas. “Mas o que descobrimos é que, mesmo onde a fração derretida é bastante alta, seu efeito no fluxo do manto é muito menor”, completou.

De acordo com o estudo, a convecção de calor e rocha no manto é a influência predominante no movimento das placas. Embora o interior da Terra seja em grande parte sólido, durante longos períodos de tempo, as rochas podem se deslocar e fluir como mel. “Este trabalho é importante porque entender as propriedades da astenosfera e as origens de por que ela é fraca é fundamental para entender as placas tectônicas”, disse a coautora Karen Fischer, sismologa e professora da Universidade Brown.

Universidade do Texas em Austin