Inicio

Satélite desativado vai cair na Terra nos próximos dias, mas ninguém sabe onde

Artefato da Agência Espacial Europeia fará reentrada desgovernada no nosso planeta
Por History Channel Brasil em 15 de Fevereiro de 2024 às 12:59 HS
Satélite desativado vai cair na Terra nos próximos dias, mas ninguém sabe onde-0

Em 1995, a Agência Espacial Europeia (ESA) enviou ao espaço o satélite European Remote Sensing 2 (ERS-2). O equipamento fez observações sobre o clima da Terra até 2011, quando foi desativado. Agora, pesquisadores avisaram que ele cairá no nosso planeta nos próximos dias, mas não se sabe onde isso acontecerá.

Janela de reentrada

“O ERS-2 irá reentrar na atmosfera da Terra e queimar em meados de fevereiro de 2024, assim que sua altitude cair para cerca de 80 km. Isto ocorre quase 13 anos após as manobras de desorbitação e dentro do prazo previsto. O satélite está sob observação frequente e estamos rastreando sua altitude orbital à medida que ele decai", diz um comunicado da agência espacial.

Satélite ERS-2

“No entanto, como a reentrada é ‘natural’, é impossível prever exatamente quando e onde o satélite começará a queimar. A janela durante a qual a reentrada é possível continuará a diminuir até o momento da reentrada”, afirma o comunicado. O satélite, que pesa 2.516 kg, está previsto para cair na Terra no dia 19 de fevereiro, às 19h26 (horário de Brasília). Segundo a ESA, a margem de erro é de 38 horas, para mais ou para menos.

“A imprevisibilidade das reentradas naturais é em grande parte impulsionada pela nossa capacidade limitada de prever a densidade das camadas relevantes da atmosfera da Terra", diz o comunicado. “São essas camadas que produzem o arrasto responsável pelo decaimento da órbita do satélite – quanto mais densas elas são, mais arrasto geram e mais rápido é o decaimento da órbita do satélite". Mas a ESA diz que não há motivos para se preocupar: o equipamento deve queimar quase que completamente e os pedaços que eventualmente sobrarem estão previstos para cair no oceano.

Fontes
LadBible e ESA
Imagens
ESA/Divulgação