Inicio

Possível espada viking é encontrada no leito de um rio na Polônia

Segundo os pesquisadores, a arma poderosa foi forjada por volta do ano 950 d.C.
Por History Channel Brasil em 22 de Janeiro de 2024 às 13:10 HS
Possível espada viking é encontrada no leito de um rio na Polônia-0

Durante operações de dragagem no rio Wisla, na cidade de Wroclawek, na Polônia, trabalhadores se surpreenderam ao encontrar na água um "objeto metálico alongado”. Análises posteriores confirmaram que o artefato era uma rara espada que pode ter relação com os vikings. Estima-se que a peça tenha mil anos de idade.

Espada Ulfberht

Segundo arqueólogos da Universidade Nicolau Copérnico de Torun, uma inscrição na lâmina indica que o artefato era uma espada do tipo Ulfberht, datada do ano 950 d.C., aproximadamente. Essas armas eram consideradas as melhores de sua época, incorporando uma tecnologia avançada na fabricação de suas lâminas. Eram apreciadas por sua combinação de força, afiação e flexibilidade.

Essas características eram altamente valorizadas pelos guerreiros e representavam um desafio para os inimigos que desconheciam o processo de fabricação. A singularidade desta espada é refletida no fato de existirem apenas oito exemplares semelhantes na Polônia e cerca de 170 Ulfberht no resto da Europa, todos datando do período entre 800 e 1000 d.C.

"Este é um achado extremamente valioso. Sabemos que essas espadas chamadas Ulfberht foram fabricadas em algum lugar da Europa Central, mas não se sabe exatamente onde. Foram fabricadas usando métodos muito específicos, utilizando aço carbono e uma composição muito precisa", disse Sambor Gawiński, da equipe de pesquisadores.

Alguns pesquisadores acreditam que a espada tenha origem viking, mas nem todos estão convencidos disso. “Não sei de onde vem a ideia de que a espada pertencia a um viking”, disse o arqueólogo Robert Grochowski ao jornal Gazeta Wyborcza. "Sem uma pesquisa detalhada, isso é completamente injustificado. É difícil dizer algo mais do que o fato de que se trata de uma espada medieval", afirmou.

Fontes
La Nación e CBS
Imagens
O. Popkiewicz/Gabinete Provincial para a Protecção dos Monumentos em Torun/Divulgação