Inicio

Sonda da NASA desvenda um dos maiores mistérios sobre o Sol

Descoberta ajudará a prever a ocorrência de tempestades solares, fenômeno que pode causar estragos em satélites e na rede elétrica
Por History Channel Brasil em 10 de Junho de 2023 às 11:11 HS
Sonda da NASA desvenda um dos maiores mistérios sobre o Sol-0

Lançada em 2018 pela NASA para explorar os mistérios do Sol, a sonda Parker chegou mais perto do astro-rei do que qualquer outro dispositivo. Agora, durante uma nova missão de aproximação, ela conseguiu desvendar um mistério que envolvia o vento solar rápido. Os dados coletados pelo equipamento revelaram que esse fluxo de partículas ionizadas tem origem em áreas conhecidas como buracos coronais. 

Reconexão magnética

Normalmente, os buracos coronais aparecem nos polos do Sol durante períodos de inatividade solar, mas durante fases ativas eles aparecem em toda a superfície, produzindo explosões de vento solar direcionadas diretamente à Terra. Os pesquisadores descobriram que os buracos coronais se assemelham a chuveiros, com jatos espaçados uniformemente emergindo de pontos brilhantes onde as linhas do campo magnético convergem e divergem na superfície do Sol. Dentro deles, campos magnéticos dirigidos em direções opostas frequentemente se rompem e se reconectam, impulsionando partículas carregadas para longe do Sol.

A detecção de partículas de alta energia extremamente altas pela sonda Parker indica que o vento é gerado por um processo chamado reconexão magnética. Essa descoberta é importante pois fornece fortes evidências de que esse fenômeno que acontece dentro das estruturas dos buracos é responsável por acelerar partículas e gerar ondas que impulsionam o vento solar. “A grande conclusão é que é a reconexão magnética dentro dessas estruturas de funil que está fornecendo a fonte de energia do rápido vento solar”, disse Stuart D. Bale, professor de física da Universidade da Califórnia em Berkeley e líder do estudo.

Entender como e de onde o vento solar se origina ajudará a prever tempestades solares que, embora produzam belas auroras na Terra, também podem causar estragos em satélites e na rede elétrica. “Os ventos solares carregam muitas informações do sol para a Terra, então entender o mecanismo por trás deles é importante por razões práticas na Terra”, disse James Drake, pesquisador da  Universidade Maryland-College Park e coautor do estudo. “Isso afetará nossa capacidade de entender como o Sol libera energia e impulsiona as tempestades geomagnéticas, que são uma ameaça às nossas redes de comunicação”, completou.

Fontes
Universidade da Califórnia em Berkeley
Imagens
NASA/Divulgação