Inicio

Misterioso homem na capa de "Led Zeppelin IV" é identificado após 50 anos

Imagem original foi encontrada por um historiador em um álbum de fotografias da era vitoriana
Por History Channel Brasil em 08 de Novembro de 2023 às 12:16 HS
Misterioso homem na capa de "Led Zeppelin IV" é identificado após 50 anos-0

Lançado em 1971, "Led Zeppelin IV" é o o quarto e mais popular disco da banda de rock britânica de mesmo nome, tendo vendido 37 milhões de cópias em todo o mundo. Sua capa é tão icônica quanto enigmática: por mais de 50 anos ninguém sabia quem era o idoso carregando um pesado fardo estampado nela. Agora, um historiador britânico encontrou a foto original e identificou o senhor que aparece na imagem.

Origem vitoriana

A história da capa do disco clássico sempre esteve envolta em mistério. Reza a lenda que o vocalista Robert Plant encontrou a versão colorizada da imagem, já emoldurada, em um antiquário perto da casa do guitarrista Jimmy Page, em Pangbourne. Anteriormente, algumas pessoas chegaram a dizer que o idoso era Henry "Brusher" Mills, um conhecido caçador de cobras da era vitoriana. Enquanto isso, Page apontava a semelhança da figura com um homem conhecido como 'Old George' Pickingill, que introduziu o infame Aleister Crowley nas artes do ocultismo.

A identidade do idoso foi finalmente desvendada quando o historiador Brian Edwards estava pesquisando imagens para uma exposição a respeito do passado da cidade britânica de Wiltshire. Ao folhear um antigo álbum que guardava imagens registradas pelo fotógrafo vitoriano Ernest Farmer, ele se deparou com a foto icônica. Fã do Led Zeppelin desde a adolescência, Edwards identificou na hora a imagem.

Abaixo da foto, havia uma legenda identificando o homem como "um palheiro de Wiltshire" (palheiros eram artesãos que instalavam telhados de palha em casas). As pesquisas de Edwards indicam que o homem era conhecido como Lot Long (ou Longyear), que nasceu na cidade de Mere em 1823 e morreu em 1893. Na época em que a fotografia foi tirada, Lot estava viúvo e morava numa pequena cabana.

"O Led Zeppelin criou a trilha sonora que me acompanha desde a adolescência, então espero realmente que a descoberta desta fotografia vitoriana agrade e divirta Robert, Jimmy e John Paul (Jones, baixista)”, disse Edwards.

Fontes
Museu de Wiltshire e Louder Sound
Imagens
Ernest Howard Farmer (1856-1944)/Museu de Wiltshire/Divulgação