Cientistas descobrem uma maré oculta na Lua que afeta a Terra

Um estudo inédito descreve esse fenômeno ocorre no “oceano de plasma” que envolve a atmosfera superior do nosso planeta
Por History Channel Brasil em 27 de Fevereiro de 2023 às 11:20 HS
Cientistas descobrem uma maré oculta na Lua que afeta a Terra-0

Uma equipe internacional de pesquisadores que a Lua exerce sobre a Terra uma força de maré até então desconhecida. O fenômeno ocorre no “oceano de plasma” que envolve a atmosfera superior do nosso planeta e gera flutuações semelhantes às marés oceânicas. Um estudo sobre o tema foi publicado na revista científica Nature Physics.

Plasmasfera

Embora o efeito gravitacional que a Lua exerce sobre a crosta terrestre, evidenciado pelas marés dos oceanos, seja bem conhecido, a possibilidade de um efeito de maré lunar sobre a magnetosfera do planeta Terra nunca foi explorada antes. As evidências mais recentes sugerem que a força gravitacional lunar também afeta a ionosfera, portanto, neste novo estudo, os pesquisadores se perguntaram se a Lua poderia afetar a plasmasfera (ou magnetosfera interna).

Depois de analisar "variações na localização do limite da plasmasfera nas últimas quatro décadas a partir de observações de vários satélites", os cientistas Xiao Chao, da Universidade de Shandong, e He Fei, do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, descobriram "um sinal induzido pela maré lunar na plasmasfera".

“O sinal tem periodicidades diurnas (e mensais) distintas, que são diferentes das variações semidiurnas (e bimensais) dominantes nos efeitos das marés lunares observados anteriormente em outras regiões”, explicaram os cientistas. A equipe acredita que essa interação anteriormente desconhecida entre a Terra e a Lua pode ajudar os pesquisadores a entender outras partes da magnetosfera com mais detalhes.

muyinteresante.es