NASA: Asteroide potencialmente perigoso passa perto da Terra nesta sexta

Por History Channel Brasil em 01 de Fevereiro de 2024 às 15:53 HS
NASA: Asteroide potencialmente perigoso passa perto da Terra nesta sexta-0

Um asteroide classificado pela NASA como potencialmente perigoso passará próximo da Terra nesta sexta-feira (02/02). Batizado de 2008 OS7, o objeto espacial mede 271 metros de diâmetro, tamanho aproximado do estádio do Maracanã. Segundo os astrônomos, ele chegará a uma distância de 2,85 milhões de quilômetros do nosso planeta, sem oferecer risco de colisão.

Órbita altamente elíptica

Ao passar pela Terra, o asteroide estará se movendo a uma velocidade de aproximadamente 66 mil km/h, de acordo com a NASA. O 2008 OS7 tem uma órbita altamente elíptica, o que significa que não orbita uniformemente ao redor do Sol. Quando ele se aproximou de nós logo após a sua descoberta em 2008, estava a cerca de 90 milhões de quilômetros de distância, o que é mais de 30 vezes mais longe do que estará nesta sexta.

A nova passagem do 2008 OS7 pela Terra poderá ser acompanhada pelo projeto Telescópio Espacial, a partir das 15h desta sexta.

Pelos critérios da agência espacial dos Estados Unidos, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 metros de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de pelo menos 7,5 milhões de quilômetros. Em caso de impacto, asteroides do tipo podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão.

A NASA monitora cerca de 25 mil asteroides potencialmente perigosos. Estima-se que a cada 20 mil anos a Terra seja atingida por um desses objetos. Atualmente, o asteroide que mais oferece risco para o nosso planeta é o Bennu: há uma chance em 2.700 de ele nos atingir no ano de 2182.

Live Science e O Globo